terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

AGUA

A importância da água
Em média, devemos beber um litro e meio a dois litros de água por dia, sendo que cerca de metade dessa quantia é ingerida através dos alimentos (os mais ricos em água são a fruta e os legumes, bem como os chás, as tisana, os sumos de fruta e a sopa). Contudo, convém lembrar que as necessidades de água variam de pessoa para pessoa, em função de vários fatores como a alimentação, a atividade física e a temperatura ambiente, como alerta o Instituto Hidratação e Saúde.
Quando aumenta a temperatura ambiente, a transpiração também é mais elevada e dá-se um acréscimo de perda de água. Por sua vez, a atividade física incrementa a temperatura corporal e, consequentemente, aumenta a evaporação de água do suor à superfície da pele e a perda de água pela respiração. Uma alimentação rica em sal e substâncias tóxicas acarreta também um maior consumo de água para que o organismo seja capaz de os eliminar.
Riscos para a saúde
O consumo insuficiente de água é muito prejudicial para o nosso corpo e, a médio e longo prazo, acarreta riscos elevados para a saúde e que nada têm a ver com os sinais de desidratação leve. A desidratação constante afeta o sistema renal devido ao aumento de secreção de vasopressina, o que leva à concentração da urina e que se manifesta por um maior esforço para os rins, podendo acarretar infeções do trato urinário, para além de contribuir para a formação de cálculos nos rins quando há um volume de urina baixo.
No sistema digestivo, a desidratação provoca uma diminuição da secreção salivar que neutralizam os ácidos da placa bacteriana. Os intestinos também são afetados, deixando de funcionar convenientemente e o resultado é um endurecimento das fezes e, posteriormente, a obstipação. No caso de sentir algumas dificuldades a este nível, nada como ingerir rapidamente água para hidratar convenientemente o organismo e não agravar desnecessariamente a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário